Você sabe o que é?

Desenvolvimento Humano

Desenvolvimento humano é o processo de ampliação das liberdades das pessoas com relação às suas capacidades e oportunidades. Pode ser compreendido como o desenvolvimento das pessoas por meio da construção de capacidades humanas, com a participação ativa dos indivíduos no centro dos processos que possibilitam a valorização e a melhora da qualidade de suas vidas.


A abordagem do desenvolvimento humano coloca as pessoas no centro da análise do bem-estar, perspectiva oposta ao que sugere a ideia de desenvolvimento ancorada no crescimento econômico, redefinindo a maneira como pensamos e lidamos com o desenvolvimento em diferentes escalas territoriais. A popularização desta abordagem se deu com a criação e adoção do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) como medida do grau de desenvolvimento humano de um país, em alternativa ao Produto Interno Bruto (PIB), que à época era a principal medida de desenvolvimento.


O crescimento econômico de uma sociedade, de forma isolada, não se traduz automaticamente em qualidade de vida e, muitas vezes, o que se observa é um reforço das desigualdades. É preciso que este crescimento seja entendido como parte do processo de expansão das liberdades e transformado em conquistas concretas para as pessoas: crianças mais saudáveis, educação universal e de qualidade, ampliação da participação política dos cidadãos, preservação ambiental, equilíbrio da renda e oportunidades para todas as pessoas, maior liberdade de expressão, entre outras.


As três dimensões do IDHM

Card image cap
Longevidade
Vida longa e saudável

Ter uma vida longa e saudável é fundamental para a vida plena. A promoção do desenvolvimento humano requer a garantia de um ambiente saudável, com acesso à saúde de qualidade, para que as pessoas possam atingir o padrão mais elevado possível de saúde física e mental.

Card image cap
Educação
Acesso ao conhecimento

O acesso ao conhecimento é um determinante crítico para o bem-estar, essencial para o exercício das liberdades individuais e da autonomia. A educação é fundamental para expandir as habilidades das pessoas para que elas possam decidir sobre seu futuro. Educação constrói confiança, confere dignidade e amplia os horizontes e as perspectivas de vida.

Card image cap
Renda
Padrão de vida

A renda é essencial para acessarmos necessidades básicas como água, comida e abrigo, mas também para podermos transcender essas necessidades rumo a uma vida de escolhas genuínas e exercício de liberdades.

O Índice de Desenvolvimento Humano Municipal

O IDH é uma medida criada para enfatizar que as pessoas e o desenvolvimento de suas capacidades devem estar no centro das decisões ao avaliar o desenvolvimento de um país.


O IDHM brasileiro é composto pelas mesmas três dimensões do IDH Global – longevidade, educação e renda – mas vai além: adequa a metodologia global ao contexto brasileiro e à disponibilidade de indicadores nacionais. Embora meçam os mesmos fenômenos, os indicadores levados em conta no IDHM são mais adequados para avaliar o desenvolvimento dos municípios e regiões metropolitanas brasileiras. Portanto, resultados no IDH Global não são comparáveis com o IDHM nacional.


O Atlas do Desenvolvimento Humano no Brasil disponibiliza ainda, além do IDHM, mais de 330 indicadores socioeconômicos que permitem qualificar e ampliar a análise do desenvolvimento humano nos municípios e regiões metropolitanas do país.


Por que o IDHM é importante?
Card image cap
Contraponto ao PIB

O IDHM populariza o conceito de desenvolvimento centrado nas pessoas, em contraposição à visão de que desenvolvimento se limita a crescimento econômico.

Card image cap
Comparação entre municípios

Ao sintetizar uma realidade complexa em um único número, o IDHM e seus três componentes viabilizam a comparação entre os municípios brasileiros ao longo do tempo.

Card image cap
Estímulo a melhores condições de vida

O ranking do IDHM estimula formuladores e implementadores de políticas públicas, especialmente no nível municipal a priorizarem a melhoria da vida das pessoas em suas ações e decisões.

Como ler o IDHM

O IDHM é um número que varia entre 0,000 e 1,000. Quanto mais próximo de 1,000, maior o desenvolvimento humano de uma unidade federativa, município, região metropolitana ou UDH.

Sobre o Atlas

A plataforma

Consolidada como uma das maiores ferramentas de divulgação de informações sobre o desenvolvimento humano no país, a plataforma Atlas do Desenvolvimento Humano no Brasil surge com o objetivo de viabilizar, de maneira descomplicada, o acesso amplo às diversas informações estatísticas que evidenciam características e desigualdades sociais no território brasileiro.


O Atlas Brasil é produto da parceria entre o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) e a Fundação João Pinheiro (FJP). Concebido com a finalidade de apresentar o Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM), o Atlas hoje disponibiliza, além do índice, mais de 330 indicadores que percorrem temas como saúde, educação, renda e trabalho, habitação, vulnerabilidade social, meio ambiente e participação política, para os 5.570 municípios, cinco macrorregiões, 27 Unidades da Federação (UFs), 21 regiões metropolitanas (RMs), três regiões integradas de desenvolvimento (RIDEs) e aproximadamente 17.000 unidades de desenvolvimento humano (UDHs) ou “bairros”, sendo o último as menores territorialidades brasileiras que dialogam diretamente com a realidade do cidadão.


O projeto avança, produzindo indicadores desagregados por grupos sociais - mulheres, homens, negros, brancos, populações rurais e urbanas. Incorpora, além dos censos demográficos de 1991, 2000 e 2010, novas fontes de dados, tais como a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio e informações de registros cadastrais e administrativos.


Para que e para quem serve o Atlas?

O Atlas Brasil tem como objetivo instrumentalizar a sociedade e democratizar o acesso às informações no âmbito municipal, metropolitano e nacional, contribuindo para o fortalecimento das capacidades locais, da gestão pública municipal e do empoderamento dos cidadãos brasileiros por meio da ampliação do conhecimento sobre a sua realidade.

O Atlas colabora na consolidação de um diálogo informado e embasado sobre desenvolvimento a partir de uma referência utilizada internacionalmente - o Índice de Desenvolvimento Humano. Trata-se de um instrumento de estímulo ao uso de dados socioeconômicos para a análise da nossa sociedade.

Radar

Com o propósito de fornecer subsídios e informações atualizadas para análises e proposições de políticas públicas, o Atlas organizou o Radar IDHM: estudo baseado na Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio (PNAD), do IBGE, que permite atualizar as informações disponibilizadas pelo Atlas do Desenvolvimento Humano no Brasil. Além do IDHM e das suas desagregações por sexo e cor, o Radar também disponibiliza os resultados dos três subíndices - IDHM Educação, IDHM Longevidade e IDHM Renda – e um conjunto de 60 indicadores socioeconômicos. Essas informações permitem ampliar a análise do desenvolvimento humano para os anos intercensitários no Brasil, nas Unidades da Federação e nas regiões metropolitanas.

Ver publicações do radar
Card image cap
Card image cap
Veja aqui mais sobre a metodologia completa do cálculo

Ler metodologia
Como chegamos até aqui ?

A primeira versão da plataforma do Atlas do Desenvolvimento Humano no Brasil foi lançada em 2013 com o propósito de disponibilizar uma ampla base de indicadores socioeconômicos para diferentes escalas do território brasileiro e diferentes segmentos populacionais. Ao permitir fácil acesso e amplos recursos para o manuseio dos dados, a plataforma converteu-se em um importante instrumento de apoio para pesquisas e tomada de decisões de políticas públicas. A trajetória do Atlas do Desenvolvimento Humano no Brasil teve início muito antes da divulgação da plataforma online: são mais de 20 anos de parceria e trabalho em equipe, passando por aprimoramentos tecnológicos e transformações que resultaram nesta nova plataforma, inovadora em muitos aspectos.

No campo indicado é possível acessar os vídeos dos tutoriais para melhor uso das ferramentas disponibilizadas na plataforma. Também estão disponíveis os vídeos da websérie Atlas do Desenvolvimento Humano no Brasil; sendo possível conhecer um pouco da história do projeto contada por atores que participaram de sua construção.

Vídeos Atlas do Desenvolvimento Humano
  • Acessando o PERFIL

    Veja exemplo de como acessar o PERFIL e visualizar relatório dinâmico que reúne os principais indicadores das dimensões de desenvolvimento humano 

  • Acessando CONSULTA de Mapas

    Veja exemplo de como fazer uma CONSULTA de Mapa com os indicadores Atlas de Desenvolvimento Humano e usar suas funcionalidades

  • Acessando CONSULTA de Tabelas

    Veja exemplo de como fazer uma CONSULTA de Tabela com os indicadores Atlas de Desenvolvimento Humano e usar suas funcionalidades

  • Acessando CONSULTA de Gráficos

    Veja exemplo de como fazer uma CONSULTA de Gráfico com os indicadores Atlas de Desenvolvimento Humano e usar suas funcionalidades

  • Acessando o RANKING

    Veja exemplo de como fazer uma consulta do Ranking do IDHM e usar suas funcionalidades

  • Acessando o ACERVO

    Veja exemplo de como acessar o ACERVO e baixar bases de dados dos Atlas de Desenvolvimento Humano

  • Conheça a história do Atlas de Desenvolvimento Humano no Brasil

    Veja em nossa web série os bastidores de um trabalho que começou há mais de 20 anos atrás

  • Conheça a história do Atlas de Desenvolvimento Humano no Brasil

    Veja em nossa web série os bastidores de um trabalho que começou há mais de 20 anos atrás

  • Conheça a história do Atlas de Desenvolvimento Humano no Brasil

    Veja em nossa web série os bastidores de um trabalho que começou há mais de 20 anos atrás

  • Atlas do Desenvolvimento Humano

    Vídeo institucional

  • Conheça a história do Atlas de Desenvolvimento Humano no Brasil

    Veja em nossa web série os bastidores de um trabalho que começou há mais de 20 anos atrás

  • Atlas do Desenvolvimento Humano

    Vídeo institucional PNUD

Os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) e o Atlas Brasil

A Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) foram adotados pelos Estados-membros das Nações Unidas em 2015.

Alinhados a essa agenda, o Atlas Brasil disponibiliza um conjunto de 120 indicadores que permitem o diálogo com os ODS desde a escala municipal até a nacional. Os indicadores são obtidos por meio das pesquisas do Censo Demográfico e da PNAD, ambas do IBGE, e a partir de fontes de registros administrativos.

A Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) foram adotados pelos Estados-membros da Organização das Nações Unidas (ONU) por meio da Resolução 70/1 da Assembleia Geral da ONU, “Transformando nosso mundo: a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável”, em 2015.

Mapa do site

  • Home
  • Perfil
  • Ranking
  • Consulta
  • Acervo

Realização